DOENÇAS
 » ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ( derrame cerebral )
 » AMILOIDOSE CARDÍACA
 » ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL
 » ANEURISMA DA AORTA ASCEDENTE E TORÁCICA
 » ANGINA INSTÁVEL
 » COLESTEROL
 » COMO FUNCIONA O CORAÇAO
 » DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO ...
 » Diabetes
 » DISTÚRBIOS DA CONDUÇÃO ELÉTRICA CARDÍACA (bloqueios de ramo e hemibloqueios)
 » DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA
 » DOENÇA ARTERIAL PERIFÉRICA (artérias mesentéricas)
 » ENDOCARDITE INFECCIOSA
 » ESTENOSE MITRAL
 » HIPERTENSÃO
 » HIPOTENSÃO
 » INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
 » O QUE É NEUROPATIA DIABÉTICA?
 » OSTEOPOROSE
 » PALESTRA SOBRE HIPERTENSÃO
 » PROBLEMAS VALVARES E SEUS DIAGNOSTICOS
« voltar COMO FUNCIONA O CORAÇAO          Imprimir

O coração é um órgão muscular localizado na porção central esquerda do tórax, entre os pulmões. Ele é aproximadamente do tamanho do seu punho fechado. Sua função é bombear sangue para todos os tecidos do corpo por meio de uma rede vasos sanguíneos. O lado direito do coração bombeia sangue para os pulmões, onde o sangue recebe oxigênio. O lado esquerdo do coração recebe sangue contendo oxigênio, bombeando-o para resto do corpo.

Câmaras e Válvulas do Coração

O coração contem quatro câmaras ou compartimento. O coração bombeia sangue pela contração (impulsionando o sangue para fora de suas câmaras) e relaxamento (permitindo que o sangue entre em suas câmaras). As duas câmaras superiores são chamadas de átrios. Elas recebem o sangue que retorna do corpo pelas veias. As duas câmaras inferiores são chamadas de ventrículos. Elas são as câmaras que impulsionam o sangue para fora do coração pelas artérias. Os dois átrios contraem-se suavemente para enviar o sangue para o interior dos ventrículos. Os ventrículos contraem-se fortemente para impulsionar o sangue para o pulmão e para o resto do corpo. As câmaras do lado esquerdo do coração precisam gerar pressões maiores (trabalhar mais) para impulsionar o sangue e fluidos pelo corpo. Por isso, o lado esquerdo do coração é mais musculoso que o direito.
O coração tem quatro válvulas principais. Seu propósito é permitir que o sangue flua em um único sentido. As válvulas mitral e tricúspide controlam o fluxo de sangue dos átrios para os ventrículos. As válvulas aórtica e pulmonar controlam o fluxo do sangue para fora dos ventrículos.

Circulação

A função do sangue é carregar o oxigênio e outros nutrientes para os tecidos e órgãos do corpo, alem de retirar os "produtos" não usados pelas células. Na verdade, existem dois circuitos para circulação do sangue no corpo.
O primeiro é o circuito entre o coração e os pulmões, onde o sangue é misturado com o oxigênio e o dióxido de carbono é liberado. A função do oxigênio no sangue é dar ao corpo energia. O dióxido de carbono é o que sobra quando o corpo usa o oxigênio.Outro circuito de circulação é o do corpo,onde oxigênio e nutrientes são trocados por dióxido de carbono e " produtos" não usados pelas células.As veias são os vasos sanguíneos pelo quais o sangue retorna para o coração.
As artérias são os vasos sanguíneos que levam o sangue do coração para resto do corpo.

 

 

 
A Clínica | Doenças | Artigos | Vídeos | Localização | Fale Conosco
© Copyright 2017 www.vanderleimdasilveira.com.br - .(54) 3045-4840 - Todos os Direitos Reservados